sábado, 14 de maio de 2011

Quebra-cabeças com palitos

Peixe Virado

Vire o peixe de lado, movendo apenas três palitos.

                                           

Remova um quadrado (1)


Mova 2 palitos para formar apenas 4 quadrados.




Remova um quadrado (2)


Mova 3 palitos para formar apenas 4 quadrados.

Faça 3 quadrados


Mova 3 palitos para formar 3 quadrados.




Simetria Perfeita

 

Mova 4 palitos para formar 5 triângulos.




3 para 6


Faça 6 usando 3 palitos.



Labirinto

INSTRUÇÕES

Liga pontos adjacentes com linhas horizontais ou verticais de modo a formar uma simples linha contínua e fechada sem cruzamentos nem ramificações.

 Cada algarismo determina o número de linhas que o podem contornar, enquanto as células vazias podem ser contornadas por um número indeterminado de linhas.

EXEMPLO



PARA PRATICAR





Hitori

INSTRUÇÕES

Hitori significa único em Japonês.
Nenhum algarismo pode aparecer mais do que uma vez em cada coluna ou linha.
Sombreia os algarismos duplicados mas lembra-te de que os quadrados sombreados não se podem tocar nem na vertical nem na horizontal.
Além disso, todos os algarismos que não sombreares têm de estar ligados, ou seja não podem ficar isolados.


EXEMPLO



PARA PRATICAR


Hashi

INSTRUÇÕES

Cada círculo com um algarismo representa uma ilha.

Liga cada ilha com no máximo duas pontes, na horizontal ou vertical, de modo que o número de pontes por ilha seja igual ao algarismo no interior da ilha e que todas as ilhas fiquem ligadas por um caminho contínuo.

As pontes não podem atravessar ilhas nem outras pontes.


EXEMPLO


PARA PRATICAR

 

Sudoku

Sudoku é um jogo já alguns anos, foi  inventado por Euler.  No Japão foi denominado de Sudoku (“número único”); actualmente tornou-se um vício em vários países...

O suíço Leonhard Euler (1707-1783) foi um dos matemáticos mais profícuos de todos os tempos. Dotado de uma mente prodigiosa, falava diversas línguas. Era paciente e afável com os seus 13 filhos. Aos 28 anos ficou cego do olho esquerdo e viveu totalmente cego nos seus últimos 18 anos de vida, período em que produziu de memória, ditando as suas descobertas a um secretário, sem se revoltar contra o seu triste infortúnio.

Sudoku é um jogo de raciocínio e lógica. Apesar de ser bastante simples, é divertido e viciante. A duração de cada jogo depende do nível de dificuldade e da experiência do jogador.


INSTRUÇÕES


A grelha está dividida em nove quadrados que devem ser preenchidos com os algarismos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, sem os repetir. Cada coluna e linha da grelha deve ser preenchida da mesma forma.


PARA PRATICAR




Jogo Tri- Hex

MATERIAL


- 4 fichas de uma cor.
- 4 fichas de outra cor.
- 1 dado de pintas.


NÚMERO DE JOGADORES


- 2 jogadores


REGRAS


- Os dois jogadores atiram o dado de pintas.
- O que conseguir o maior número é o primeiro a jogar, escolhendo a cor das suas fichas.
- Os jogadores colocam alternadamente as suas fichas sobre os círculos do tabuleiro, podendo em seguida deslizar ao longo das linhas. Ganha o primeiro a alinhar 3 fichas da sua cor.




TABULEIRO

Jogo do Moínho

No antigo Egipto (1400 a.C.) e no Sri Lanka (100 d.C.), foram encontrados vários tabuleiros para o Moinho.


MATERIAL
- Tabuleiro
- 9 fichas de cor A e 9 fichas de cor B

 
NÚMERO DE JOGADORES
- dois



REGRAS
- Alternadamente cada jogador coloca uma peça da cor que lhe corresponde numa das casas vazias do tabuleiro.
- Cada jogador tenta colocar três peças da sua cor em linha, formando um moinho.
- Sempre que um jogador faz moinho, tem direito a ficar com uma peça à escolha do seu adversário, sendo obrigado a dizer em voz alta a palavra moinho, antes de capturar a peça. Se, de uma só vez conseguir construir dois moinhos, de um só lance captura duas peças.
- Após a colocação, por parte de um jogador, de todas as suas fichas disponíveis, desloca na sua vez uma peça para uma casa adjacente, tentando fazer moinho.
- Ganha quem conseguir reduzir o número de peças do adversário a duas, impedindo-o assim de fazer moinho.

TABULEIRO




Jogo dos Números Salteados

MATERIAL
- Tabuleiro
- 8 fichas numeradas de 1 a 8


NÚMERO DE JOGADORES


- 1 jogador




REGRAS
- Colocam-se as fichas no tabuleiro para que dois números consecutivos não fiquem seguidos, na horizontal, na vertical ou na diagonal.



                                                   TABULEIRO


PEÇAS